União entre ações pedagógicas presencias e remotas moderniza o ensino por meio da tecnologia
A quarentena gerada pela pandemia do novo coronavírus provocou profundas mudanças em vários setores da sociedade. Na educação não foi diferente: escolas parcialmente fechadas, aulas remotas e atividades digitais resgataram reflexões e ideias sobre novas metodologias de aprendizado, modernizando a forma de ensinar.
Uma dessas novas metodologias, o ensino híbrido, está entre as maiores tendências educacionais da atualidade Seu objetivo é alternar os estudos dos alunos entre os ambientes digital e presencial. Aliando-se com a tecnologia, o ensino híbrido expande a busca pelo conhecimento para além do espaço físico da escola, gerando diversos benefícios [saiba mais abaixo].
Quando começou?
O ensino híbrido conquistou grande notoriedade este ano. Porém, o termo foi criado ainda no início do século 21, junto com a expansão da Internet. Essa ideia internacional de educação recebeu originalmente o nome de blended learning (ou seja, um “ensino misturado”) ou apenas b-learning.
Ricardo Bochicchio, professor e coordenador das áreas de Tecnologia da Informação e de Tecnologia Educacional do Colégio Jardim São Paulo (CJSP), explica que, inicialmente, esse conceito foi introduzido na formação de profissionais em grandes empresas.
“Depois de alguns anos, instituições de ensino passaram a utilizar a metodologia no aprendizado dos alunos”, explica o especialista.
Avanços e mudanças durante a pandemia
Até o início deste ano, diversas escolas no Brasil e no mundo já trabalhavam com atividades online, mas seu uso era tímido. A maioria dessas ações digitais era realizada fora do horário de aula, apenas complementando o conhecimento adquirido presencialmente.
Nessa época, as aulas transmitidas pela Internet eram, normalmente, no formato assíncrono — ou seja, todo conteúdo era disponibilizado aos alunos sem interação direta e simultânea com os educadores. A utilização de vídeos gravados e tarefas exclusivamente individuais são exemplos desse tipo de aprendizado virtual.
Com o aparecimento da quarentena e suas restrições, o ensino híbrido tornou-se uma ferramenta essencial para a continuação dos estudos, recebendo grande destaque e investimentos.
“Essa metodologia evoluiu devido à necessidade de atender a todos os alunos e professores que estão em locais diferentes”, destaca o professor Bochicchio.
O maior desafio desse ensino nas escolas é a necessidade de transmitir, simultaneamente, uma aula para alunos presenciais e também para aqueles que permanecem dentro de casa. Dessa forma, aumentou o emprego de atividades síncronas, ou seja, transmissões pedagógicas ao vivo, com professores e alunos interagindo ao mesmo tempo.
Benefícios
Aulas a distância e outras ações remotas continuarão presentes mesmo no período de pós-pandemia, pois essa didática dialoga com a educação personalizada e de maior liberdade de horários e localidades.
Alguns benefícios da metodologia são:
– Rotina escolar flexível e dinâmica com alunos mais motivados;
– Aprendizados adquiridos dentro e fora dos espaços físicos da escola;
– Facilidade em criar um ambiente educacional focado no aluno e suas opções;
– Ensino disruptivo e com quebra de paradigmas, gerando qualidades importantes para os estudantes como resiliência e autonomia;
– Aumento dos conhecimentos de informática.
Ensino híbrido no CJSP
Sempre na vanguarda da tecnologia educacional, o Colégio Jardim São Paulo possui um sólido compromisso com a atual realidade digital, investindo sempre em novas ferramentas em busca de um ensino moderno e centralizado no aluno.
Em 2020, o colégio ampliou significativamente suas atividades remotas com aulas onlines síncronas diárias, uso de novas plataformas e até transmissão de lives para os pais [saiba mais]. Com o retorno dos encontros presenciais, a partir de novembro, o CJSP adotou o ensino híbrido para os alunos do Ensino Médio.
Seja em casa ou dentro da escola, professores e estudantes conseguem interagir simultaneamente nas aulas, graças à instalação de câmaras nas salas e amplo acesso à Internet em todas as dependências do colégio. Em 2021, esse modelo será ampliado para outras séries e turmas.
Veja também outras iniciativas do CJSP na área de tecnologia:
– Uso de tablets para cada aluno do Ensino Médio
– Novo aplicativo do CJSP e atualizações no Portal Digital do Aluno (PDA)