Em noite especial, estudantes revelam as lições aprendidas nas aulas do Proerd
No início do ano, os nossos alunos que encerraram o Ensino Fundamental e Ensino Médio participam da emocionante solenidade de formatura de conclusão de seus cursos no Palácio das Convenções do Anhembi [saiba mais].
Porém, jardanenses do 5º ano do Ensino Fundamental também tiveram um importante rito de passagem: a “formatura do Proerd”, ou seja, a conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Organizado pela Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo, o objetivo do projeto é combater o uso de drogas por jovens e adolescentes, ensinando sobre seus malefícios.
Realizada nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2019, a última edição do evento ocorreu no Teatro Jardim São Paulo e contou com a presença de familiares, professores, coordenadores, diretores e instrutoras. A festa também marca um fim de mais um ciclo na vida estudantil das crianças.
Aprendendo a dizer não
Há mais de quinze anos, instrutores fardados da PM são recebidos no Colégio Jardim São Paulo (CJSP) para lecionar sobre os perigos de diversos produtos nocivos à saúde. Em 2019, o curso — com duração de dez semanas — foi ministrado pelas cabos Lígia Lopes de Apauliceno, Rosimeire Dedino e a soldada Nara Laranjeira dos Santos.
Elas ensinaram como resistir às pressões de desconhecidos e amigos mal-intencionados no consumo de álcool, cigarro e outras drogas. Estimular a autoestima, desmotivar a prática de bullying e ainda resgatar valores pessoais, familiares e sociais, dentre outros pontos, também foram assuntos abordados durante as aulas.
O Proerd, vale explicar, é inspirado no trabalho feito nos Estados Unidos na década de 1980, pelo Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles. Com mais de 25 anos de existência, o Proerd já alcançou 10 milhões de crianças no Estado de São Paulo.
Canções, discursos e diplomas
Durante o evento, diversos alunos, cada um representando sua classe, leram redações sobre os conhecimentos adquiridos no programa. A noite foi também marcada por várias músicas cantadas pelos alunos, incluindo a inesquecível Canção do Proerd, com a participação especial do leão mascote Daren. Os instrutores ainda realizaram a clássica brincadeira da “montanha-russa” junto com a plateia.
Como não poderia faltar em uma formatura, todos os estudantes receberam seus canudos das mãos das professoras e policiais, além de recitarem um juramento prometendo se manter longe das drogas e da violência.