Alunos retornam ao colégio com ensino híbrido após planejamento da equipe pedagógica
O ano passado foi cheio de novos desafios para a área da educação e, neste início de 2021, o cenário segue com novas mudanças de paradigmas. Seguindo sua tradição, o Colégio Jardim São Paulo adaptou-se à nova realidade, organizando um retorno consciente e seguro no atual estágio da pandemia do novo coronavírus.
Aulas presenciais em todas as turmas, avanços tecnológicos e atualização dos protocolos de segurança são algumas das novidades [saiba mais abaixo].
Planejamento e preparação
Semanas antes do começo do ano letivo, diretores, coordenadores, professores e demais funcionários do Jardão planejaram o retorno às aulas e trabalharam com afinco para que tudo saísse a contento. Em 21 de janeiro, uma reunião, realizada remotamente, marcou o retorno de todo o corpo docente. Esse momento de receptividade foi a oportunidade de os educadores reencontrarem seus colegas e receberem as orientações gerais da direção [veja como foi o evento em 2020].
“Recebo a todos com muita emoção. Desejo um ano com muita paz, alegria, saúde e união. Obrigada pela dedicação e carinho”, declarou a diretora-geral Profª Christina Milano Meinberg ao abrir o encontro.
Ensino híbrido e protocolos de biossegurança
Um dos principais temas do encontro foi o sistema híbrido de ensino, que mescla ações pedagógicas onlines e presenciais [saiba mais sobre essa forma de aprendizado em nosso blog]. Essa modalidade foi aplicada no colégio no ano passado com adição de atividades extracurriculares na escola [saiba mais]. Já em 2021, o projeto foi ampliado. Agora, todos os alunos possuem a opção de participar das aulas presenciais, alternando-as com os estudos remotos.
Outro destaque da reunião foi a expansão e atualização dos protocolos de biossegurança [saiba mais]. Em uma live exclusiva para os docentes, João Baptista Opitz Júnior, médico e diretor do Instituto Paulista de Higiene, Medicina Forense e do Trabalho, citou as novas normas e enfatizou a importância de se observar as medidas para a segurança de todos. Ao final, o convidado também esclareceu diversas dúvidas.
Veja aqui a palestra do especialista para os pais jordanenses sobre o tema.
Testagem em massa
Seguindo as novas regras do Jardão, todos os educadores realizaram um teste para detectar a Covid-19, conhecido como RT-PCR. A coleta ocorreu nas quadras das unidades Cataguases e Cantareira, respeitando os protocolos como o uso de máscara e o distanciamento social.
Primeiro dia e reunião com as famílias
Bastante empolgados e ansiosos, nossos alunos retornaram para a Morada Querida a partir do dia 1º de fevereiro. A recepção foi acolhedora. Estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio reviram os amigos e professores em um momento de aprendizado e interação.
Nas classes, todos mantiveram o distanciamento com, no máximo, 1/3 das carteiras preenchidas. As aulas foram transmitidas ao vivo pela Internet para os alunos que optaram permanecer em casa.
Isso foi possível graças aos avanços tecnológicos, como a instalação de tablets em todas as salas de aula. Segundo Ricardo Bochicchio, professor e coordenador das áreas de Tecnologia da Informação e de Tecnologia Educacional do CJSP, o colégio alcançou a marca de 100 aulas exibidas simultaneamente em nossas plataformas digitais.
A volta às aulas também foi marcada por reuniões da coordenação-pedagógica e direção com os pais e responsáveis. Em encontros remotos, os professores esclareceram vários detalhes deste ano letivo e responderam a perguntas das famílias sobre material escolar, ensino híbrido, uso de tablets e protocolos de biossegurança dentre outras dúvidas.