Piloto de kart, aluno do 5º ano coleciona troféus e busca seu espaço no automobilismo nacional
Para atingir suas conquistas, os alunos jardanenses fazem de tudo: treinam, batalham, dedicam-se e nunca desistem. O Jardão tem muito orgulho da persistência e esforço de seus estudantes, por isso incentiva-os a irem além e correrem atrás de seus sonhos. Um desses corredores, literalmente, é Wagner Santilli, aluno do 5º ano na unidade Cantareira e piloto de kart. Dentro do mundo das corridas desde 2016, ele já possui diversos títulos e troféus, mas continua se dedicando para chegar cada vez mais alto ao pódio.
Da largada à linha de chegada
Wagner conheceu as corridas de kart por meio do pai de uma amiga. O gosto do jardanense pelo esporte e o incentivo dos pais o motivaram a participar de competições e investir em uma carreira no automobilismo. Mesmo tendo quebrado o seu veículo na corrida de estreia, não desistiu das pistas e conquistou seu primeiro troféu no Campeonato Schin Kantan de Kart no Kartódromo Brasil Kirin em Itu (SP).
Treinando semanalmente com instrutores, Wagner já participou de diversas competições nas categorias mirim e cadete. Sua última e maior conquista foi o 1º lugar no Open Brasileiro de Kart, realizado no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia (SP). O final foi surpreendente, narra o piloto: “Nessa prova, eu larguei em 2º lugar, mas rodei na primeira volta e fui para 10º. Quando faltavam três voltas para o final, eu estava em 4º. Na penúltima volta, os dois primeiros rodaram na pista e havia mais um na minha frente que tinha aberto demais. Na última volta, ultrapassei e ganhei. Não esperava que isso fosse acontecer!”
Vida escolar
Apesar da vida dedicada às corridas, o estudante mantém o foco nos estudos. Segundo seus pais, em momento nenhum as notas de Wagner caíram e o colégio sempre forneceu ajuda. “Desde a primeira vez em que sentei e conversei com a direção, os professores avisaram que iriam apoiar no que precisasse”, esclarece o pai do jovem kartista, que também se chama Wagner.
Em conversa com a escola, a família de Wagner também descobriu que não era a primeira vez que o Jardão recebia um corredor como aluno. Em 1965, o então piloto de kart e futuro Tricampeão Mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva, era estudante da pré-escola no Colégio Jardim São Paulo. “Sou um grande fã de Senna e gostaria de tê-lo conhecido”, declara o garoto.