#CJSP / Notícias
/Tem química nesta parceria

Tem química nesta parceria

Colégio Jardim São Paulo - 15 de junho de 2018

Professora do Jardão publica artigo em renomada revista científica. Duas alunas do Ensino Médio participam como ilustradoras

Doutoranda na Universidade Federal do ABC, Iara Oliveira, professora de Química do Colégio Jardim São Paulo, convidou duas alunas do Ensino Médio, Karim Zuccheratto e Isabela Granado, para a elaboração de um novo projeto científico. O resultado dessa parceria foi a produção de um artigo que será publicado na Revista Química Nova, um dos mais prestigiados periódicos sobre ciência do País. Por enquanto, a edição ainda está no prelo.

“A produção dessas alunas superou nossas expectativas. Ficou realmente um trabalho fantástico”, afirma Iara. O artigo tem como objetivo demonstrar a importância de os alunos conhecerem a origem dos nomes das vidraçarias, instrumentos usados em laboratórios de química. Segundo o texto, saber a história por trás desses equipamentos é uma forma de atrair a atenção dos estudantes e facilitar o aprendizado da disciplina.

Buscando demonstrar essa teoria na prática, Karim, que se formou no ano passado, e Isabela, atual terceiranista do Ensino Médio, desenharam as principais vidraçarias, juntamente com os retratos de seus inventores. Além de buscar informações para conhecerem melhor os materiais, elas também se aprimoraram em várias técnicas de desenho e ilustração, principalmente no uso de luz e sombra e pintura.

Para Isabela, a participação nesse artigo foi uma experiência incrível. “Valeu tanto para meu aprendizado de desenho de retratos, como em relação ao conhecimento de química.” Já Karim considera que conhecer a origem dos nomes das vidraçarias “ajudou a aumentar o interesse e o próprio entendimento da ligação do objeto com a forma de chamá-lo”. Vários equipamentos de laboratório são nomeados, por exemplo, em homenagem a seus inventores, como o recipiente Erlenmeyer, criado pelo químico alemão Richard August Carl Emil Erlenmeyer (1825-1909).

Com um artigo acadêmico já publicado na bagagem, ao sair do Ensino Médio, essas jardanenses irão mais bem-preparadas para a vida universitária.

O artigo na íntegra pode ser lido em: http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/ED20170446.pdf

× WhatsApp
X