#CJSP / Notícias
/Simulação em escala mundial

Simulação em escala mundial

Verbus Comunicação - 9 de dezembro de 2025

No simulado da ONU do CJSP, estudantes propõem soluções para questões internacionais

Nossos alunos precisaram dialogar, conversar e negociar bastante para resolver questões internacionais no Simulado das Nações Unidas do Colégio Jardim São Paulo 2025. Organizado pelos próprios alunos e supervisionado pelos professores, o evento ocorreu em 10 de novembro.

Assim como no ano passado [saiba mais], os estudantes foram divididos em grupos e representaram diversos países ao redor do mundo em variados papéis como Estados Unidos, China, Brasil, Canadá, México, Rússia e África do Sul. Os participantes prepararam-se estudando diversos aspectos da geopolítica, envolvendo disciplinas como Geografia, História e Inglês.

Na edição deste ano, houve ainda maior protagonismo dos alunos na atividade. Jardanenses da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio organizaram grande parte do simulado, decidindo temas, criando guias de estudo, esclarecendo dúvidas e confeccionando cenários e certificados de participação. O projeto é uma das ações de um curso eletivo do nosso Novo Ensino Médio ministrado pelos professores Guilherme Diniz da Silva (Filosofia) e Maíra Monteiro (Inglês). Professores convidados, Alexandre Ceitutis (Sociologia) e Edy Carla Rossi (História) também participaram do encontro.

 

Reuniões e diálogos 

A Sala Professor Paulo Meinberg de nosso Teatro Jardim São Paulo “transformou-se” no salão principal da sede das Nações Unidas onde ocorre anualmente a assembleia-geral, principal reunião da ONU. Alunos e professores assumiram o púlpito discursando sobre as premissas e temas principais do projeto.

Logo após a abertura, todos foram encaminhados para salas de debates. Representando os delegados de seus países, cada aluno discursou e negociou ações internacionais. Buscando aproximar ao máximo de uma experiência real, eles estavam vestindo ternos e outras roupas formais, além de uniformes de generais militares. Até grandes mapas e cartazes foram utilizados para convencer os colegas.

Parte do trabalho foi orientada pelos professores, respeitando prazos e mantendo decoro diplomático. As dezenas de conversas nos corredores e classes geraram acordos entre nações para resolver conflitos e crises. Além de diplomatas, nossos alunos também tiveram outros papéis no simulado como jornalistas, chargistas e moderadores das Nações Unidas.

Veja mais fotos do Simulado das Nações Unidas do CJSP 2025 abaixo.

× WhatsApp
X