Participantes declamam poesias e vivem momento repleto de demonstrações artísticas
Neste ano, um famoso e tradicional evento do Colégio Jardim São Paulo retornou ao nosso teatro: o sarau de nossos alunos. Realizado no dia 14 de setembro, o encontro teve a presença de alunos, pais, familiares, professores e membros da coordenação e direção, além da equipe de Língua Portuguesa, organizadora do projeto.
O tema deste ano celebrou o centenário da Semana de Arte Moderna. O histórico e revolucionário acontecimento ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo e contou com renomados artistas nacionais, entre eles Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
“A ideia da temática deste nosso evento é convidar a comunidade de jovens a perceberem o hoje, tentando analisar em que momento o curso da vida poderia ter sido outro”, declarou a professora e apresentadora do sarau, Fabiane Helvadjian.
Poesias

Diversos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio subiram ao palco e recitaram suas poesias autorais. As obras de diversos e variados temas envolveram reflexões sobre a vida e a passagem do tempo. Os participantes também encenaram seus próprios textos, utilizando desde pausas e entonações na voz até figurinos e movimentos no palco.
Os trabalhos foram avaliados por uma mesa julgadora de escritores convidados, composta pelo autor de livros infantis Alexandre Azevedo; pela educadora matemática e professora do Jardão, Elisa Padinha Campos; e pela professora de literatura portuguesa e brasileira, Regina Braga [veja a relação dos ganhadores do concurso ao fim da página].
Músicas e outras expressões

Ampliando os horizontes artísticos do sarau, estudantes e professores também apresentaram performances musicais, incluindo desde um show de banda completa, com guitarra, bateria e baixo, até momentos individuas, como solos de teclado e canto.
O repertório incluiu profundas e emocionantes canções, como Epitáfio (Titãs), Tempo perdido (Legião Urbana), Como os nossos pais (Elis Regina e Belchior) e Era uma vez (Kell Smith). A plateia não conteve a empolgação, acompanhando com palmas e ligando as luzes de seus celulares.

Animando ainda mais a noite, houve também uma belíssima apresentação de dança sobre as tendências, percorrendo cronologicamente desde os anos de 1960 até hoje. Uma criativa encenação de fantoches sobre o poema Os sapos, de Manuel Bandeira, completou o banquete cultural.
Veja abaixo os alunos que declamaram suas poesias no Sarau 2022. Parabéns a todos os participantes!
Ana Cristina Torrano Dantas (melhor poesia do Ensino Fundamental)
Arthur Henrique De Nóbrega Trovó (melhor prosa poética do Ensino Médio)
Beatriz Bernardino Paschoini
Carolina Bevilacqua
Clara Helvadjian De Oliveira
Giorgia Silva Ribeiro
Isabela Lima Molina (melhor prosa poética do Ensino Fundamental)
Julia Batista Petersen
Julia Dunder Silva
Lara Gomez De Lima
Luísa Andrade Machado (melhor poesia do Ensino Médio)
Luiza Wazen Nakamura
Maria Luíza Ambrosio Bertoni
Mariana Agi Couto
Mariana Ribeiro
Pedro Henrique Dantas Bello
Pedro Paulo Lourenço Altafini
Vinícius Saito Santos
































































