#CJSP / Notícias
/Retorno seguro com os protocolos de biossegurança

Retorno seguro com os protocolos de biossegurança

Verbus Comunicação - 17 de agosto de 2021

Em parceria com instituto médico, o CJSP adota medidas especiais para reinício dos estudos

Colocar máscara ao sair à rua; lavar as mãos com álcool em gel constantemente; tirar os sapatos ao entrar em casa e manter sempre o distanciamento entre pessoas. Como se vê, a pandemia mudou o nosso dia a dia, incluindo práticas que geraram o chamado “novo normal”. Sabendo da importância de adaptar-se frente à realidade atual, o Colégio Jardim São Paulo está implementando uma série de novidades para garantir a segurança de alunos, pais, professores e demais funcionários.

Em parceria com o Instituto Paulista de Higiene, Medicina Forense e do Trabalho, o Jardão adotou uma série de medidas protocolares para o retorno dos estudantes às aulas presenciais. O objetivo é oferecer um ambiente seguro para todos.

Veja algumas das medidas:

Autocuidado e responsabilidade

Todos os membros de nossa comunidade – alunos e famílias, professores e colaboradores – devem cuidar de si e dos outros com ações respeitosas, conscientes e cuidadosas. É de responsabilidade de todos cumprir as normas de saúde e segurança estabelecidas pelo CJSP, multiplicando valores de solidariedade, colaboração e respeito mútuo. É a partir dessa conscientização que conseguiremos manter nossos ambientes seguros como ocorrido no 1º semestre deste ano. Portanto, assim como estamos realizando com nossos colaboradores, pedimos a ampla mobilização das famílias junto aos seus filhos para o sucesso dessa retomada.


Adequações aos horários de entrada e saída nas unidades escolares

Aos alunos que utilizam transporte particular solicitamos atenção no momento de desembarque em nossos “drives”. Esse processo deverá ser ágil a fim de evitar aglomerações, tanto no momento da entrada quanto no da saída do período letivo.  Seguem algumas orientações:

  • Os veículos devem permanecer apenas o tempo necessário para o estudante subir ou descer do veículo. O motorista deve permanecer no veículo e, para segurança de todos, deve estar usando máscara.
  • Seja breve no embarque e desembarque; traga seu filho já com máscara, casaco, mochila e lancheira, para não precisar abrir o porta-malas.
  • Não pare em fila dupla, isso prejudica o trânsito e coloca em risco a segurança dos escolares.
  • Se precisar descer do veículo ou permanecer estacionado por mais tempo, utilize áreas em que o estacionamento seja liberado.


Entrada

Antes de entrar nas instalações das unidades do Colégio, todos terão a temperatura aferida na portaria. Para passar pelas catracas, a medição não pode ultrapassar 37,8 oC. Também será proibida a entrada de pessoas que não estiverem usando máscara de proteção.

Com o objetivo de reduzir o contato, haverá delimitações nas portarias. Visando diminuir o deslocamento dentro do Colégio, os alunos somente poderão entrar ou sair por um único acesso, o mais próximo de sua sala de aula.


Aluno SINTOMÁTICO

Qualquer aluno que apresentar sintomas compatíveis com a Covid-19 deverá afastar-se das atividades presenciais e:

  1. a) realizar o exame RT-PCR, que deve ser coletado entre o 3º e 7º dia após o 1º dia de sintoma. Caso o exame apresente resultado negativo, o aluno poderá retornar às atividades presenciais, desde que seja feita a entrega do exame à Coordenação responsável, ou
  2. b) cumprir 10 dias de afastamento das atividades presenciais.

Obs.: No caso de um ou mais alunos testarem positivo para COVID, todo o grupo de alunos da sala será automaticamente afastado das atividades presenciais, cumprindo 10 dias de aulas no sistema remoto de ensino.


Áreas de convivência

Em diversos lugares de fácil acesso, foram instalados totens de álcool em gel para todos higienizarem as mãos regularmente. Adesivos colados nas mesas e no chão orientam o distanciamento entre as crianças.

Já no intervalo das aulas, os alunos só poderão retirar as máscaras no momento em que estiverem se alimentando.


Garrafa de água

Solicitamos que os alunos tragam de casa uma garrafa para o consumo de água. É proibido compartilhar objetos de uso pessoal.

Contamos com o apoio e a compreensão de todos, mantendo a certeza de que estamos em um momento de retomada segura e consciente em prol da educação de todos os nossos alunos.


Local e horário de intervalo para o lanche
(de acordo com a necessidade de cada segmento);

Após observarmos, ao longo de todo o 1º semestre de 2021, os bons resultados alcançados com nossos protocolos sanitários, manteremos, nas salas de aula, a realização do lanche para todas as turmas de nossas unidades escolares.

Como já informado no tópico de autocuidado e responsabilidade, é fator fundamental que todos os alunos se mantenham com distanciamento de, no mínimo, 1m de distância e consumam seus alimentos sem nenhum tipo de comunicação verbal (fala) em qualquer que seja o ambiente.

Os alunos que desejarem comprar alimentos na cantina das unidades escolares serão organizados pela Coordenação responsável, através de escalonamentos de horários no período de intervalo. Os cuidados anteriormente mencionados permanecem os mesmos durante os trajetos de ida à cantina e de retorno à sala de aula.


Substituição das máscaras durante o período letivo

Solicitamos às famílias que organizem com os estudantes 1(uma) troca de máscara durante o período de aula. A substituição desse item de segurança deve ser realizada a cada 3 horas. Nos dias de aulas de educação física, os alunos deverão substituir sua máscara ao término da aula.


Salas de aula

Todas as classes serão higienizadas a cada troca de turma, seguindo rigoroso protocolo de limpeza. Durante as aulas, não será permitido o compartilhamento de materiais escolares. Os professores poderão circular entre as carteiras dos alunos, porém evitando qualquer forma de contato físico ou aproximação prolongada.


Educação Infantil

Há regras específicas para os nossos pequenos da Educação Infantil. As crianças deverão usar máscaras de proteção, mas seu uso será sempre orientado pelas professoras. Por sua vez, as professoras utilizarão o escudo facial face shield, já que elas, por força de ofício, precisam se aproximar dos alunos.


Para os pais

Além de todas essas medidas dentro da escola, o Colégio está ajudando os pais no retorno às aulas presenciais com uma cartilha de recomendações e informações. Nela, há as novas regras e dicas para evitar a doença dentro de casa, como higienização correta de mãos e máscaras.

João Baptista Opitz Júnior, médico e diretor do instituto com quem o CJSP mantém parceria, enfatiza: “É importante salientar que todos os protocolos gerados somente possuem eficiência com a participação, entendimento e, principalmente, colaboração dos pais e responsáveis”.

× WhatsApp
X