#CJSP / Notícias
/Não às drogas e ao bullying

Não às drogas e ao bullying

Verbus Comunicação - 17 de dezembro de 2025

Em formatura do Proerd, alunos demonstram as lições aprendidas pela Polícia Militar

Há exatos 23 anos, o Colégio Jardim São Paulo possui uma parceria estratégica com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Ao longo do ano, nossas oito turmas do 5º ano do Ensino Fundamental recebem a visita dos instrutores do Proerd — policiais militares fardados e habilitados pelo programa.

Em dez aulas semanais, eles ensinam sobre os malefícios físicos, sociais e emocionais das drogas lícitas e ilícitas. Combater o bullying, resistir às pressões negativas dos amigos e demonstrar maneiras de estar no controle das situações são outras das pautas principais das aulas oferecidas pelos militares.

Para concluir o programa e demonstrar o que aprenderam, as turmas participaram da tradicional cerimônia de formatura, realizada na Sala Paulo Meinberg do Teatro Jardim São Paulo nos dias 24 a 26 de novembro. Estavam presentes familiares, professores, coordenadores, membros da direção e representantes da Polícia Militar. A festa também simboliza a conclusão dos jardanenses de seus estudos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

Discursos, homenagens e canções

Em 2025, as aulas do Proerd foram ministradas pela cabo PM Andréia Aparecida de Carvalho (unidade Cataguases) e pelo soldado PM Gabriel Ligeiro (unidade Cantareira). Coube a eles e às professoras de cada sala entregar aos formandos o certificado de conclusão do Proerd. Um aluno de cada turma também leu uma redação com a intenção de transmitir mensagens positivas e demonstrar seus aprendizados no tema.

Durante a cerimônia, houve ainda uma homenagem aos instrutores por meio de um vídeo exibido no telão do teatro. Nas imagens viam-se o dia a dia das aulas do Proerd e mensagens feitas individual e coletivamente, agradecendo à cabo Andréia e ao soldado Ligeiro por todo conhecimento aprendido. Veja o vídeo abaixo.

 

 

 

 

Além de recitar um juramento prometendo manter-se longe das drogas e da violência, os alunos cantaram, junto com o leão mascote Dare, a famosa Canção do Proerd. Sua letra enfatiza “que o problema drogas merece atenção e, para manter-se a salvo, é preciso dizer não.”

As turmas também cantaram músicas como Nunca deixe de sonhar (Rouge) e We are the world (USA for Africa). A plateia interagiu nesses momentos, cantando junto e ligando as luzes dos celulares. Encerrando a noite, a cantora Bia Negreiro,  vice-campeã do Canta Comigo, da Record TV, interpretou Era uma vez (Kell Smith).

Veja mais fotos abaixo.

× WhatsApp
X