#CJSP / Notícias
/Para não dizer sim às drogas

Para não dizer sim às drogas

Verbus Comunicação - 30 de novembro de 2022

Com apoio da Polícia Militar, curso ensina alunos do 5º ano a dizerem não às drogas

Além do término das aulas regulares, o final de ano para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental também é marcado por um rito de passagem especial: a “formatura do Proerd”.

Esse evento é a conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Organizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, o principal objetivo das aulas é combater o uso de drogas por jovens e adolescentes, ensinando sobre seus malefícios.

Neste ano, a cerimônia ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de novembro no Teatro Jardim São Paulo, com a presença de coordenadores, diretores, professores e representantes da PM. Pais, familiares e demais membros da comunidade jardanense, na plateia, também prestigiaram os formandos que completam, em 2022, o primeiro ciclo no Ensino Fundamental.

 

Uma longa e duradora parceria

O Proerd começou em 1992 e foi inspirado no trabalho feito nos Estados Unidos na década de 1980, pelo Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles. Com mais de 25 anos de existência, o programa já alcançou 10 milhões de crianças no Estado de São Paulo.

No Jardão, o curso é oferecido há quase 20 anos, participando 2 mil alunos na última década. Suas aulas semanais foram lecionadas, neste ano, pelas instrutoras cabo Rosemeire Dedino e cabo Andréia Aparecida de Carvalho.

 

Aprendendo a dizer não

Ao longo da formatura do Proerd, o público conheceu como o programa utiliza brincadeiras, músicas e personagens (como seu mascote, o leão Daren) para apresentar dicas valiosas aos alunos sobre como resistir às pressões de desconhecidos e amigos mal-intencionados sobre o consumo de álcool, cigarro e outras drogas.

No evento, os nossos formandos ainda leram redações inspiradoras sobre os conhecimentos adquiridos e receberam seus canudos das mãos das professoras e policiais, além de recitarem o juramento prometendo se manter longe das drogas e da violência. Ao fim, homenageando os pais e relembrando o DNA musical de nossa escola, os estudantes cantaram e interpretaram a música Ciclo sem fim, canção eternizada no filme Rei leão.

× WhatsApp
X