Realizada uma vez por ano, ela é mais uma ferramenta de união dos estudantes, motiva a atividade em grupo e ainda promove a sociabilidade
Respeitar os colegas de equipe, seguir todas as regras e praticar o fair play esportivo. Esses são alguns dos ideais contidos no juramento feito por todos os alunos quando participam da Olijardão. O evento é inspirado nos Jogos Olímpicos e busca incentivar a prática esportiva e confraternização dos estudantes. Assim como ocorreu nos últimos anos, a competição foi realizada durante o mês de agosto, no Acampamento Cantareira, em Mairiporã (SP). Participaram os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
A tocha e as medalhas
Para os atletas da unidade Cataguases, os jogos jardanenses começaram alguns dias antes, com uma abertura simbólica no Teatro Jardim São Paulo. Já para os participantes da unidade Tremembé, todos os dias do evento começaram com a tradicional corrida com a tocha ao redor da quadra, terminando com o acendimento da pira olímpica. Em ambos os casos, os estudantes cantaram o Hino Nacional e recitaram o juramento dos atletas.
Como é costume há muitos anos, as “delegações” de atletas receberam camisas com cores diferentes e competiram entre si em diversas modalidades.
As modalidades dos jogos incluíram provas de atletismo, basquetebol, voleibol, handebol, futebol, queimada, xadrez, dama e tênis de mesa, todos organizados pela equipe de Educação Física na quadra e nas amplas áreas verdes que o Acampamento Cantareira oferece.
Depois de muito suor, esforço e dedicação, as equipes mais bem colocadas receberam as cobiçadas medalhas olímpicas. Para os alunos da unidade Cataguases, a premiação ocorreu por modalidade esportiva: 1º e 2º colocados — ouro e prata, respectivamente. Já os atletas da unidade Tremembé tiveram um sistema de pontuação entre as equipes e foram premiados os três primeiros colocados. Ao todo, o evento teve a participação de 1.180 estudantes e 1.730 medalhas entregues.
Festival de Dança
Além das atividades esportivas, o acampamento também foi palco das finais do Festival de Dança dos alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental da unidade Cataguases. Como o tema do evento foi a Copa do Mundo, os estudantes interpretaram danças típicas de vários países.
As eliminatórias ocorreram em junho, no Teatro Jardim São Paulo. Nessa ocasião, o evento também teve a participação dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Durante o festival, cada série foi dividida em quatro grupos competindo entre si. Todas as danças foram julgadas por uma banca de professores e os ganhadores receberam medalhas e um troféu.
Confira a lista dos vencedores e veja as fotos do evento:
6º E – Sérvia
Amanda T. da Silva
Maria Eduarda M. Bueno
Larissa G. Figueiredo
Mateus de O. Zaccaro
Felipe Y. Akizawa
Vicente C. F. dos Santos
Matheus Y. de Paulo
7º D – Argentina
Stella B. G. Galvão
Luiza R. Sachetto
Luiza P. Moreira
Heloisa B. Rigor
Matheus M. S. da Rocha
Gabriel Henrique C. Ribeiro
João Pedro B. de Melo
8º F – Alemanha
Eduardo Coltri
Rafael Gregório
Arthur Agune
Enzo Moura
Alanis Sobral
9º H – Japão
Felipe Perrotti
Henrique Fonseca
Luiza Galante
Rafaela Wolf
Sofia Muniz
William Santoro
1ª F – Suécia
Ítalo Valente
Beatriz Gaifen
Henrique Morgado
Leonardo Pinheiro
Giulia Simioni
Lanai Grossi
João V. Traballi
Mariana Galatro
2ª C – França
Alexandre S. Marinho
Amanda G. Figueiredo
Ana Luiza Melina
Bianca Scarpel
Ingrid C. Sampaio
Isabela Guimarães B
Leonardo Urbinati N.
Letícia B. Delvaz
Vinícius M. Vieira