Corais de alunos de várias faixas etárias e convidados apresentaram-se no teatro do colégio
No Jardão, as apresentações dos corais vão muito além de soltar a voz. Os participantes entregam-se de corpo e alma à música, dançando, interpretando e movimentando-se… No mês de junho, o público pôde conhecer o trabalho dos corais jardanenses, assistindo aos ensaios abertos do Coral Infantil e às apresentações dos corais Infantojuvenil e Jovem no Teatro Jardim São Paulo.
Em duas sessões especiais, os pais conheceram como seus filhos que estão no Coral Infantil são preparados para cantar. Com ajuda dos professores, os alunos treinaram a respiração, afinaram a voz, ensaiaram coreografias e aprenderam a se mover no palco.
Durante o evento, estudantes e plateia cantaram juntos a música Touradas em Madri, famosa marchinha de carnaval cantada pelos brasileiros em um jogo de futebol contra a Espanha em 1950. Aproveitando que estamos em clima de Copa do Mundo, a exibição encerrou com a animada música É uma partida de Futebol, da banda Skank. O repertório desse ensaio aberto também incluiu músicas alemãs, japonesas e portuguesas. Aliás, essas músicas são algumas das que o grupo está preparando para a audição de fim de ano.
Em entrevista exclusiva ao nosso portal, Ana Monteiro, coordenadora do Coral Infantil, explicou: “Na escola, as crianças se desenvolvem intelectualmente durante as aulas normais; nas aulas de canto, elas desenvolvem um outro lado, mais subjetivo e emocional, que deve ser trabalhado desde pequenas”.
Homenagem à diversidade
Prosseguindo com as noites musicais, tivemos o espetáculo De toda cor, com a participação dos corais Infantojuvenil e Jovem, ambos coordenados pela regente Vera Novack. O evento também teve participações especiais dos grupos vocais Ecoart e Harmonia, regidos por Lydia de Godau, e das bailarinas do Projeto Mexa-se, da professora Eliciane Serralheiro Banhos.
Os estudantes cantaram um repertório bastante variado, envolvendo desde o canto medieval inglês Scarborough fair e a canção folclórica africana Sansa kroma até músicas mais contemporâneas como Agora só falta você (Rita Lee) e Black or white (Michel Jackson). Durante a canção Can’t take my eyes off you (Bob Crewe e Bob Gaudio), uma belíssima encenação de um encontro amoroso encantou a plateia.
“O coral pode ter uma linguagem moderna e superanimada”, afirma Vera Novack. “Os grupos me deixam orgulhosa demais. Temos no Jovem mais de quarenta cantores e no Infantojuvenil, por volta de trinta.” A última música da noite cheia de canto, dança e emoção foi De toda cor, de Renato Luciano, homenageando a diversidade. Aplaudidos de pé, os corais agora se preparam para sua grande apresentação no fim do ano.