#CJSP / Notícias
/Música para todas as idades e culturas

Música para todas as idades e culturas

Colégio Jardim São Paulo - 7 de dezembro de 2018

Em audições especiais de fim de ano, corais do CJSP interpretam temas variados nacionais e internacionais

Os últimos meses do ano letivo são realmente muito cheios de atividades. Mas, mesmo em meio às provas finais e preocupações com Enem e vestibulares, ainda sobra um tempinho para soltar a voz e expressar a arte do canto em belíssimas apresentações no Teatro Jardim São Paulo. As audições do Coral Infantil, coordenado pela professora Ana Monteiro, e Infantojuvenil e Jovem, regidos por Vera Novack, inspiram-se em uma temática em comum: entender o que nós somos, seja como pessoas, brasileiros ou seres humanos.

Esperados por muitos pais e familiares, esses espetáculos são o resultado final de vários meses de trabalho e esforço dos estudantes, além de revelarem à comunidade jardanense mais uma forma de expressão artística estimulada pelo nosso colégio.

O brasileiro multicultural

Você sabe falar alemão? Ou japonês? Ou ainda francês e holandês? E cantar em todas essas línguas, você conseguiria? Esse foi o desafio aceito pelos alunos do Coral Infantil este ano. Com duas apresentações no mês de novembro, os pequenos coralistas mostraram as diversas culturas que fazem parte da vida dos brasileiros, vindas desde o tempo dos indígenas até as imigrações mais recentes como a dos coreanos e bolivianos.

Interpretando as canções com a voz e o corpo, os estudantes deram a volta ao mundo, passando por obras famosas de alguns países. No repertório estavam, por exemplo, a francesa Alouette; a japonesa Kutsu Ga Naru; e a portuguesa Olaré sou eu.

O evento ainda teve uma novidade tecnológica. Em uma série de vídeos exibidos no telão do teatro, os alunos citaram curiosidades sobre cada nação abordada, ensinando ao público variados hábitos culturais.

Somos

Para demonstrar a alegria de cantar juntos, os corais Infantojuvenil (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e Jovem (alunos do Ensino Médio e ex-alunos) apresentaram, no mês de outubro, o espetáculo Somos.

Com direção cênica de Lucas Migliorini, as músicas da mostra tiveram temas variados como esperança, tolerância e coragem. Algumas canções foram um “bis” daquelas tocadas no evento De toda cor [veja como foi aqui] como Scarborough fair e Black or white (Michel Jackson). Ainda foram interpretadas animadas composições brasileiras de famosos artistas como Shimbalaiê (Maria Gadú) Amanhã (Guilherme Arantes) e O Rouxinol (Milton Nascimento).

O espetáculo também teve duas participações especiais. A primeira foram as crianças dançarinas do Projeto Mexa-se, grupo que incentiva a atividade física e combate o sedentarismo. A outra foi a Duo Lume, banda composta pela professora e musicista jardanense Luana Baptista e pelo instrumentista Gui Augusto. Com canções em português e espanhol, o grupo tocou um total de quatro obras autorais.

Uma noite dos alunos

Finalizando as apresentações corais deste ano, os estudantes dos grupos Infantojuvenil e Jovem mostraram mais uma vez todo seu talento na 4ª Mostra Cultural. Estimulando o protagonismo estudantil, o conteúdo do evento — músicas, poesias e encenações — foi totalmente escolhido pelos próprios jardanenses.

Cantando sozinhos, em duplas ou trios, ao som de violão, teclado ou ukulele, os alunos colocaram à mostra um variado catálogo musical. Eles tocaram desde composições famosas do universo pop como When I Was Your Man (Bruno Mars), Rip Tide (Vance Joy) e What I’ve Been Looking For (High School Musical), passando por clássicos como Wish You Were Here (Pink Floyd), até obras autorais como Será (Antonio Felipe F. Heiffig e Ettore Lopes Galeotti).

Além de muita música, a mostra também teve a declamação de poesias de autores famosos como Cecília Meireles e a dramatização de uma peça teatral elaborada pela aluna Luísa Andrade Machado. Outra forma artística presente foi o rap, apresentado pelo aluno João Lucas Brandão Miranda de Azevedo durante a leitura da composição Cidadão comum refém.

 Trabalho em equipe

Ana Monteiro conta como integrantes de sua equipe as professoras Danielle Pirassoli, Débora Pereira, Eloisa Soares e Milena Bravo. Vera Novack, por sua vez, tem em seu time Eduardo Boletti (regente-assistente, pianista e arranjador) e Luana Baptista (monitora vocal).

× WhatsApp
X