Audição de violão e guitarra de 2019 homenageia famosas artistas do Brasil e do mundo
No evento cultural Musicação [saiba mais], os alunos dos cursos de violão e guitarra tocaram e cantaram suas músicas favoritas. Agora, eles retornaram ao palco do Teatro Jardim São Paulo para participarem de um dos momentos mais esperados do ano — a Audição de Violão e Guitarra do CJSP.
Organizada há várias décadas, a mostra ocorreu no dia 30 de outubro e contou com uma plateia de pais, familiares, colegas e professores. Em 2018, o tema da audição foi o aniversário de 70 anos de nossa Morada Querida [saiba mais]. Para este ano, os alunos dos professores Marcos Antônio Silva e Lucas Seabra, coordenadores dos cursos de violão e guitarra, respectivamente, homenagearam a presença feminina na música interpretando canções de grandes cantoras e compositoras nacionais e internacionais.
A turma da guitarra
A noite começou com a apresentação dos estudantes de guitarra. Guiados pelas suas partituras, nossos jovens artistas revelaram quatro famosas obras ao público. Voltando ao início dos anos 1990, eles tocaram duas músicas ícones dessa época: a animada What’s up?, da banda de rock americana 4 Non blondes Song e a inesquecível Linger, composta pelos irlandeses Dolores O’Riordan e Noel Hodan.
Já no Brasil contemporâneo, a playlist do grupo também incluiu as canções Gentileza, da cantora Marisa Monte, e Trevo (Tu), da dupla AnaVitória com Tiago Iorc. Alguns alunos também cantaram ao longo do evento, tornando a experiência para todos ainda mais especial e completa.
A turma do violão
Divididos conforme seus níveis de aprendizado (iniciantes, intermediários e avançados), os jardanenses do curso de violão continuaram apresentando as belíssimas obras das mulheres no cenário musical. A seleção incluiu várias autoras, desde a francesa Édith Piaf, até a brasileira Rita Lee, que se considerava a “ovelha negra” da família, como consta em sua música tocada pelos alunos.
Ao longo da noite, os alunos demonstraram a enorme variedade de vozes femininas encontradas na cultura popular brasileira. Composições e/ou interpretações de Chiquinha Gonzaga, Elis Regina, Celly Campelo, Ivete Sangalo e Sandra Peres levaram os estudantes a refletir sobre a pluralidade e história de nosso país.
Além do harmônico som dos violões, fruto de vários meses de dedicação dos participantes, ouviu-se também a voz de alguns alunos que participaram como cantores. O espetáculo ainda teve uma banda formada por professores e ex-alunos.
Veja abaixo a lista de todas as músicas tocadas, com seus vocalistas, solistas e apoios:
Audição de guitarra:
Trevo (Tu) (Ana Clara e Tiago Iorc)
Vocais: Amanda Figueiredo e Letícia Delvaz
Solo de guitarra: Nicholas Mendes
Gentileza (Marisa Monte)
Vocais: Amanda Figueiredo e Letícia Delvaz
What´s up? (Linda Perry)
Vocal: Alexia Marília
Solo de guitarra: Gabriel Caetano
Linger (Dolores O’Riordan e Noel Hogan)
Voz: Alexia Marília
Solo de guitarra: Tiago Rodrigues
Audição de violão – avançados:
Lua Branca (Chiquinha Gonzaga)
Vocal: Amanda Gianela
Como nossos pais (Elis Regina)
Vocal: Leticia Delvaz
La vie en rose (Edith Piaf)
Vocal: Julia Cerdá
Audição de violão – intermediários:
Outra Vez (Isolda Bourdot e Roberto Carlos)
Vocais: João Pedro Gomes e Marina Nishimura
Ovelha negra (Rita Lee)
Vocais: Victor Müler e Sophia Dedini
Banho de lua e Estúpido cupido (Celly Campelo)
Vocais: Amanda Gianela, Giovana Gandara Victorino, João Pedro Gomes e Prof. Marcos Antônio Silva
Coreografia: Amanda Gianela, Sophia Dedini e Marina Nishimura
Audição de violão – iniciantes:
Sorte Grande (Ivete Sangalo)
Vocal: Sophia Dedini
Trem Bala (Ana Vilela)
Vocais: Bianca Iwata e Sophia Dedini
Violino: Marina Nishimura
Sopa (Sandra Peres)
Vocais: Bianca Iwata, Giovana Gandara Victorino, Marina Nishimura e Sophia Dedini
Grupo de apoio:
Aluno Murilo Spegiorin (bateria), ex-aluno Gabriel Zandoná (baixo), Profª Erica Ezequiel (teclado) e Prof. Marcos Antônio Silva (violão)