Palestras com especialistas e conversas com profissionais ajudam jardanenses na escolha da profissão
Ser médico, advogado ou engenheiro? Ou nenhum dos três? É muito comum dúvidas como essas, sobre qual carreira escolher, aparecerem quando o vestibular se aproxima. Dois eventos com o objetivo de ajudar os alunos nas decisões que deverão tomar após a conclusão do Ensino Médio foram realizados no mês de setembro na unidade Tremembé.
Letícia Bechara
Preparado para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o primeiro evento, realizado no início do mês, contou com a presença de Letícia Bechara. Pedagoga e coaching em orientação profissional, ela falou sobre habilidades naturais dos seres humanos e como isso pode influenciar na escolha da carreira.
Mestra em educação e especialista em processos de aprendizagem e desenvolvimento de pessoas, Letícia também incluiu em seu tema as inteligências múltiplas, teoria desenvolvida pelo psicólogo e professor da Universidade de Harvard, Howard Gardner.
Enumerando os sete tipos de inteligência identificados por Gardner — linguística, musical, lógico-matemática, espacial, cinestésica, interpessoal e intrapessoal — Letícia explicou aos jardanenses a importância de eles saberem seus gostos e interesses para decidir qual carreira seguir. “A parte mais importante quando pensamos em escolha profissional é o autoconhecimento”, disse a palestrante. “Entendendo sobre as inteligências múltiplas, os alunos percebem a relevância em identificar cada uma de suas habilidades e, assim, escolher a profissão relacionada a isso.”
Ao focar nas 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, Letícia disse que os estudantes precisam ficar atentos não somente à escolha da carreira, mas também à vida universitária, observando a grade curricular, as possibilidades de intercâmbio e as exigências do curso escolhido.
Projeto Rumo
Ainda visando a conhecer mais sobre as profissões existentes, os alunos também participaram de palestras com profissionais no encontro do Projeto Rumo, programa do Rotary International.
Realizado no dia 22 de setembro, também na unidade Tremembé, o evento começou com uma palestra geral sobre mercado de trabalho e orientação vocacional. Consultor de Relacionamento da Laureate International Universities, Rodrigo Bispo Cultiz, mesmo sem ter ouvido Letícia Bechara, fez coro com ela e salientou mais uma vez a importância de se conhecer em detalhes a profissão que se deseja escolher antes de entrar na faculdade. E frisou: “Para não se arrepender do curso no meio do caminho, não escolha a carreira sem possuir muitas informações, baseando-se somente no que viu em séries e filmes”.
Após a palestra, os alunos foram divididos em salas para conversar com profissionais de diversas áreas como medicina, direito, arquitetura, economia, marketing, administração e engenharia. Nesses bate-papos, os jardaneneses puderam conhecer a rotina, os desafios, as possibilidades e os benefícios de cada carreira, além de compreender melhor os temas que serão tratados no Ensino Superior e como é o mercado de trabalho para a área. Os convidados também esclareceram dúvidas e compartilharam suas próprias experiências profissionais.