Feira do livro montada internamente é mais um incentivo à prática da leitura. Quadras transformam-se em uma grande livraria
Existem vários tipos de aluno jardanenses: aqueles que gostam de ler livros grandes, os que preferem os pequenos, os que devoram obras em horas e os que preferem apreciar com calma. Na feira do livro do Jardão, somente não foi encontrada uma espécie de estudante: os que não gostam de ler.
Realizada anualmente, a feira transforma as quadras do colégio em uma grande livraria, com obras de diversos gêneros e editoras, destinadas principalmente a crianças e jovens. “A exposição é um momento bem especial para os alunos porque ela possui muitos livros que são para a faixa etária deles, algo que não têm na maioria das livrarias”, explica Lourdes Calvejani, representante da empresa Livro Fácil, organizadora do evento.
Aberta ao público, a mostra foi uma oportunidade para a comunidade jardanense demonstrar e compartilhar seu interesse pela leitura. Ali, pais e alunos também puderam conhecer e comprar os livros que serão trabalhados didaticamente pela escola a partir de agosto.
Estela, professora de Português do Ensino Fundamental, reconhece a feira como muito importante para o aprendizado da leitura: “A intenção é ser uma “minibienal” para as crianças. Junto com os pais, elas têm a oportunidade de estar mais próximas do livro dentro da escola, um ambiente em que já estão acostumadas com o conhecimento”.
Para incentivar ainda mais o gosto pelos livros, contou-se com a presença de escritores Sylvio Luiz Panza (Animais ao redor do planeta) e Otavio A. V. Marques (Jararaca sim, com muito orgulho!).
Exposição dos alunos
Aproveitando o comparecimento dos pais, professores do Jardão organizaram no local uma exposição com trabalhos dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, produzidos ao longo do semestre. Muitos desses projetos foram elaborados a partir de leituras em sala de aula e envolveram estudantes de diversos anos. Os jardanenses produziram resenhas, desenhos, pinturas, cordéis, esculturas e até mesmo seus próprios livros. Eles também montaram cartazes com curiosidades sobre a Copa do Mundo e informações importantes sobre o meio ambiente.
A julgar pelas várias sacolas cheias de livros que os estudantes carregavam na feira, a leitura será uma das principais atividades para eles nessas férias de julho.