Para aprender sobre economia e mercado de ações, alunos visitam a bolsa de valores de São Paulo
Se existe um coração no sistema econômico do Brasil, ele é a bolsa de São Paulo. Para entender sobre a economia brasileira e como atua o mercado financeiro, os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitaram o Espaço Raymundo Magliano Filho, área pertencente à bolsa dedicada a ensinar, de forma didática, o funcionamento desse setor.
Dentro do edifício, os alunos assistiram a um vídeo em 3D contando sobre o funcionamento da bolsa de valores e conheceram a história centenária da instituição por meio de maquetes e ilustrações. Maquinários antigos e imagens dos pregões revelaram a atuação de uma economia que ainda não conhecia o computador e a Internet. Os jardanenses também participaram de uma palestra sobre mercados de ações e suas projeções futuras.
Atualmente, as operações de compra e venda de ações são administradas pela empresa B3 (também conhecida como Brasil, Bolsa, Balcão), criada no ano passado após a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip). A sede da companhia localiza-se na famosa Rua Quinze de Novembro, no centro histórico da capital.