#CJSP / Notícias
/Pompa e circunstância sem perder a emoção

Pompa e circunstância sem perder a emoção

Verbus Comunicação - 6 de fevereiro de 2026

Memorial da América Latina é palco da formatura das turmas de 2025 do Ensino Fundamental e Ensino Médio

 

Os últimos eventos oficiais do Colégio Jardim São Paulo em 2025 marcaram não apenas a conclusão do ano, mas também a finalização de dois importantes ciclos escolares na vida de nossos estudantes: o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Essas conquistas foram celebradas em encontros inesquecíveis.

Estamos falando das solenidades de formatura ocorridas no dia 20 de dezembro no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina. Nesse dia tão especial para todos, representando a direção educacional, estavam presentes as coordenadoras Maria Elisa Meinberg Sousa Pereira e Patrícia Moretti Meinberg e os diretores Alfredo de Andrada Dodsworth, Maria de Fátima Lima de Carvalho e Ricardo Bochicchio das Dôres, além de outros coordenadores, assistentes de Coordenação, professores e funcionários homenageados. Veja abaixo alguns dos principais momentos do evento.

 

Discursos, homenagens e momentos inesquecíveis

De beca e capelo, como manda o figurino para essas ocasiões, os formandos entraram no auditório pelas escadarias da plateia lotada pelos convidados — pais, mães, irmãos, tios, avós e demais familiares —, todos muito animados e emocionados. Ao longo da cerimônia, alguns oradores, representando os colegas, discursaram sobre a superação de desafios e o papel fundamental dos professores em suas formações. Também houve agradecimentos aos pais e à escola.

Por sua vez, os patronos, educadores escolhidos pelos alunos, aproveitaram o momento no púlpito para transmitir as últimas “lições” aos estudantes. Emocionados, eles enfatizaram a evolução e as qualidades dos formandos, além de contar histórias, casos e curiosidades dos grupos, revelando o carinho do corpo docente com cada um no dia a dia do ambiente escolar.

Músicas especiais homenagearam pais e professores presentes. Os jardanenses ainda puderam entregar flores e abraçar seus entes queridos durante a cerimônia. Na solenidade do Ensino Médio, houve ainda a entrega da medalha de Honra ao Mérito Professor Paulo Meinberg aos alunos Danielle Guimarães Lopes, Letícia Helena Brabes da Silva e Ricardo Krastins Marcelino. Eles foram premiados por seus esforços e dedicação com os estudos e representaram todo o trabalho de seus colegas no Jardão.

Ao longo da chamada nominal, cada formando recebeu simbolicamente o certificado de conclusão de curso das mãos de seus respectivos paraninfos. Esse último encontro sempre é acompanhado com abraços, sorrisos e lágrimas de felicidade, além de muita empolgação da plateia.

Ao final, capelos jogados para o alto marcaram a conclusão da festa inesquecível. Parabéns, formandos!

Veja mais imagens na galeria de fotos e confira a lista de patronos, paraninfos e oradores logo abaixo.

 

Patronos, paraninfos e oradores

Ensino Fundamental

Patronos

Prof. Guilherme Luis Barduco (Cataguases)

Profª Simone Bragantino Camilo (Tremembé)

Paraninfos

Cataguases

Profª Erica Dal Poz Ezequiel

Profª Vesna Krstic

Prof. Vinícius Morais Vieira

Prof. Renato Augusto Fernandes

Profª Simone Bragantino Camilo

Profª Katherine Garcia Ravelli

Unidade Tremembé

Profª Adriana de Souza Carvalho Navarro

Prof. Santiago Miyahira Morita

Prof. José Fernandes Sanches

Oradores

Isabela Morelli Benini (Cataguases)

Sophia Dos Santos Traversim (Tremembé)

 

Ensino Médio

Patronos

Profª Edy Carla Rossi (Cataguases)

PROF. Alexandre Freitas Ceistutis (Tremembé)

Paraninfos

Cataguases

Profª Kátia Cilene Costa Bocchi

Profª Simone Bragantini Camilo

Prof. Maurício Di Tota Montanari

Profª Tatiana Sales da Silveira

Prof. Carlos Eduardo Yukio Fuku

Unidade Tremembé

Prof. Jonas Borsetti Silva Santos

Prof. Anderson Toledo Vasquez

Oradores

Cataguases

Beatriz Miki Matsumoto

Paola Ribas David

Tremembé

Alexandre Falcão Pedrosa

Julia dos Santos Rossi

× WhatsApp
X