Alunos jardanenses visitam a Rússia, aprendem sobre diversas áreas e conhecem várias culturas
Eles foram aprovados em uma seleção internacional. Viajaram a convite da Rússia, apresentaram grandes projetos e interagiram com pessoas do mundo inteiro. Essa rica e valiosa experiência foi vivida por dois estudantes do Ensino Médio do Colégio Jardim São Paulo.
Maria Carolina Welinski da Silva Seabra (1ª série) e Vinícius Saito Santos (2ª série), permaneceram por quase uma semana em Sóchi, cidade russa e sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Junto com os estudantes de dezenas de países, eles participaram de uma vivência internacional completa. Ouça os depoimentos deles no vídeo acima e saiba mais detalhes logo abaixo.
Preparação e seleção
Por meio das redes sociais, Maria Carolina e Vinícius conheceram o World Youth Festival (em português, Festival Mundial da Juventude), evento internacional para promover conhecimento, protagonismo e interação entre jovens. Em sua última edição, participaram 20 mil estudantes de escolas e faculdades de 190 países. A delegação brasileira no festival teve, aproximadamente, 300 participantes.
Para conseguir uma dessas vagas, nossos alunos passaram por três etapas de seleção. Eles gravaram um vídeo apresentando projetos e reflexões, realizaram uma prova e, finalmente, participaram de uma entrevista com um representante da feira. Em todas essas fases, ambos falaram, escreveram e se expressaram em inglês, cujo aprendizado em nosso colégio está em constante atualização e expansão em nosso programa exclusivo Garden Star [saiba mais].
Nessa seleção, os participantes também escolheram a área de conhecimento que abordaram ao longo do evento. Maria Carolina optou por Ciências Sociais e Políticas e Vinícius, Engenharia, Tecnologia e Inovação. Aprovados em todas as etapas e qualificados para viajar, eles receberam passagens de avião e estadia em Sóchi, tudo financiado pelo governo russo.
Dia a dia e projetos
Durante o World Youth Festival, os jardanenses puderam participar de aulas, cursos e atividades escolhida por eles, incluindo desde simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) e práticas esportivas até análises biológicas de salsichas. Eles também produziram e apresentaram, com colegas de outros países, projetos de importantes temáticas atuais. Vinícius, por exemplo, abordou sobre a instalação de energias renováveis. Maria Carolina falou sobre a importância de festivais internacionais e como podem ser melhorados.
Em entrevista [veja no topo da página], os jardanenses enfatizam as diversas amizades feitas com outros participantes de países tão diversos como Azerbaijão, Argélia, Sri Lanka e Indonésia. Desse modo, eles vivenciaram diversas culturas, aprendendo sobre novos locais e até ganhando presentes e lembranças dos novos amigos, muitos deles com interação até hoje pela Internet. Outro destaque citado por eles é a importância de treinar o uso do inglês, língua universal para conversar e se expressar com todos no festival.
Segundo Maria Carolina, essa experiência internacional ainda pode orientá-la na escolha de sua graduação e carreira. Por sua vez, Vinícius considera sua participação no evento como uma importante forma de melhorar e naturalizar a prática do inglês, já planejando futuros cursos e graduações em universidades fora do Brasil. Veja abaixo mais fotos da viagem à Rússia de nossos alunos. Parabéns!