#CJSP / Notícias
/Em busca de soluções para os conflitos do mundo

Em busca de soluções para os conflitos do mundo

Verbus Comunicação - 18 de outubro de 2024

Jardanenses participam do simulado internacional da ONU, organizado pela Universidade Yale

 

Uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) é uma oportunidade e tanto para alunos conhecerem e proporem ideias de importantes temas mundiais. Divididos em grupos, os estudantes representam um país, preparam um discurso e apresentam a todos, como se estivessem presentes na mais importante reunião anual entre nações – a Assembleia-Geral das Nações Unidas. Há ainda outros papéis para os participantes na simulação – repórteres e personagens históricos, por exemplo.

Desde 2022, nosso colégio, coordenado pela equipe de Filosofia e Sociologia, realiza sua simulação dentro da escola. Contudo, neste ano, o evento ficou ainda mais especial. Um grupo de alunos do Jardão se preparou e integrou um simulado internacional das Nações Unidas organizado pela Universidade Yale, prestigiada instituição de Ensino Superior americana.

No vídeo no topo da página, veja uma entrevista exclusiva com as alunas Beatriz Miki Matsumoto e Rebeca Lavalle Magalhães, do Ensino Médio, e Guilherme Diniz da Silva (professor de Filosofia) e Maíra Monteiro (professora de Inglês) sobre essa enriquecedora experiência educacional.

 

Inscrição e preparação

Além de suas simulações realizadas em sua sede em New Haven, Connecticut (EUA), a Yale também organiza eventos itinerantes em diversos países por meio de sua instituição Yale Model United Nations (YMUN). Neste ano, a simulação da ONU dessa organização ocorreu na cidade de São Paulo, de 16 a 18 de agosto. Proativos e protagonistas de seu ensino, os próprios alunos apresentaram e dialogaram com a equipe pedagógica sobre o evento.

O Jardão enviou uma delegação de mais de dez alunos. Para prepará-los, houve diversos encontros dentro do colégio para todos aprenderem e conhecerem mais sobre o tema. Uma dessas aulas foi com a ex-aluna Bianca Ferreira. Ela participou de diversos simulados internacionais, incluindo um na própria sede das Nações Unidas em Nova York. Neste ano, Bianca inicia seus estudos universitários em relações internacionais na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos. Veja logo o depoimento da jardanense.

Também houve aulas especiais de Inglês. O idioma é a linguagem obrigatória para a maioria das atividades do evento. Os estudantes aprenderam não apenas a produzir textos, como também falar, argumentar e dialogar na língua estrangeira em mais um ensino bilíngue de nossa escola [conheça mais sobre o Garden Star, nosso programa exclusivo de Inglês].

 

Experiências multiculturais

A delegação de alunos participou dos três dias do simulado internacional. Nossos professores estavam presentes, orientando e orgulhando-se do trabalho dos jardanenses. Representando países, personalidades, profissões e culturas, nossa delegação argumentou e buscou soluções para diversos conflitos do mundo.

Discursar para um grande público, dialogar entre eles e os demais, analisar propostas e votar importantes resoluções foram algumas das principais atividades. Eles ainda puderam desenvolver novas amizades com outros jovens de várias partes do Brasil e da América Latina. Sem dúvida, uma experiência única e inesquecível como destacaram professores e alunos do Jardão.

Veja a seguir mais imagens de nossa participação. Parabéns a todos!

× WhatsApp
X