Project Description
Sobre o Curso
O Ensino Fundamental Anos Finais tem por objetivo consolidar os conhecimentos adquiridos durante o primeiro ciclo e aprofundá-los a fim de desenvolver habilidades individuais e sociais que favoreçam a solução de problemas e de situações que se apresentem no dia a dia da vida em sociedade.
Não se pode deixar de destacar, no entanto, nessa etapa escolar, o importante momento de transformações – físicas, emocionais e socioafetivas – por que passa o adolescente.
Novas experiências, diferentes rotinas escolares e a própria mudança que a adolescência propõe exigem do educando, nesse momento, uma postura mais autônoma e reflexiva diante das práticas educacionais e da vida. Para auxiliar nesse processo de amadurecimento e estabilidade emocional, desenvolve-se um trabalho integrado dos educadores, com princípios e valores bem definidos que oportunizam a vivência das relações interpessoais.
Por outro lado, é nessa fase que o jovem desenvolve e legitima habilidades e competências na leitura, na escrita, nas operações formais e prepara-se para a aquisição de conhecimentos mais abrangentes e aprofundados. O estudo, a pesquisa, a valorização do patrimônio sociocultural brasileiro e os aspectos socioculturais de outros povos e nações constituem importantes conteúdos a serem abordados de forma ética e abrangente.
Também nesse período, são trabalhados temas que envolvem o conhecimento do próprio corpo e a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida.
Nos projetos desenvolvidos por nossa equipe pedagógica, desde trabalhos em grupo em sala de aula a momentos de convivência e experimentação em estudos do meio, o aluno tem a oportunidade de tirar suas conclusões, desenvolver conceitos e construir o próprio conhecimento, além de trocar experiências de vida.
Novas tecnologias, trabalho pedagógico de profissionais competentes e diálogo como caminho para a solução de conflitos são fatores determinantes na formação intelectual e humana dos alunos.
O Ensino Fundamental, portanto, visa formar o cidadão a partir de condições favoráveis à aprendizagem – aquisição de conhecimentos e habilidades – e ao desenvolvimento de atitudes pautadas em valores humanos.
Garden Stars Bilingual Program
O Programa de Inglês oferece aos alunos a possibilidade de trabalhar novas habilidades no idioma-alvo e na língua materna, tendo ferramentas para conquistas pessoais e acadêmicas.
A criança, devido à plasticidade de seu cérebro, é capaz de aprender duas línguas ou mais, desde que haja suficiente exposição a elas em contextos linguísticos ricos e diversos.
A qualidade da exposição à língua estrangeira, a frequência do uso e a motivação para empregá-la são fatores que determinam o nível de proficiência que a criança atingirá.
Aprender uma língua estrangeira exercita a atenção, a memória e amplia a interação social e comunicativa. Além disso, aprender a cultura associada a ela faz a criança enxergar o mundo sob outros ângulos e perspectivas; desse modo, ela incorpora os valores associados à outra cultura, desenvolvendo, assim, menos preconceitos e aceitando as diferenças.
SÉRIES ENVOLVIDAS
Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais
QUANTIDADE DE AULAS SEMANAIS
– alunos do Minimaternal: 3 aulas semanais de 35 minutos;
– alunos do Maternal ao 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais: 5 aulas semanais de 35 minutos;
– alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais: 4 aulas semanais de 40 minutos.
– alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais: 3 aulas semanais de 50 minutos.
MATERIAL UTILIZADO
– Combo Educação Infantil: Ferri Wheels + Garden Project by Macmillan
– Combo 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais: Next Station + CLIL Book by Macmillan
– Combo 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais: Influence by MacMillan
O material didático da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais trabalha, além da competência linguística, ciências, artes, matemática, alfabetização, educação financeira, competência socioemocional, pensamento crítico, sustentabilidade e muito mais. Trata-se de um material rico que favorece amplamente a condução de aulas dinâmicas e investigativas, trabalhando questões que despertam a curiosidade das crianças.
O material didático do Ensino Fundamental Anos Finais estimula a vontade de explorar o mundo, fornecendo estratégias para que os alunos desenvolvam suas habilidades linguísticas e as competências essenciais para o futuro: colaboração, criatividade, comunicação e pensamento crítico, além das competências socioemocionais.
CORPO DOCENTE
A equipe docente, além de possuir certificação internacional de Cambridge para trabalhar com a metodologia CLIL (Aprendizado Integrado de Língua e Conteúdo), tem vasta experiência educacional, atestando a qualidade do ensino do Programa Bilíngue.
Coordenação de área:
Equipe de profissionais, especialistas nas diferentes áreas que, em conjunto com seu respectivo grupo, definem as diretrizes do planejamento pedagógico, as estratégias utilizadas, elaboração das avaliações e objetivos a serem alcançados para cada série/ano.
Língua Portuguesa | Profª. Maria de Fátima Barros Silvestre |
Matemática | Prof. Maurício Di Tota Montanari Boni |
Ciências | Profª. Claudia Arneiro Gulielmino |
Química | Prof. Anderson Vaz Toledo |
Física | Prof. Ivo Gherardi |
Geografia | Prof. Marcelo Duílio do Nascimento |
História | Prof. Marcio Marcelino |
Inglês | Profª Kelly Barboza da Silva |
Arte | Prof. Geder Morgado |
Educação Física | Profª Mª Cristina Trindade e Prof. Neimar Moura Tartaglioni |
Tecnologia Educacional | Prof. Ricardo Bochicchio |
Coordenação de apoio:
Equipe de profissionais de várias áreas ligadas à Educação – Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, e outras.
Esses profissionais são responsáveis pelo acompanhamento dos alunos – adaptação e aproveitamento escolar –, pelo apoio aos professores, contribuindo para o bom andamento das aulas, e pelo atendimento às famílias em suas atividades ou dificuldades.
UNIDADE CATAGUASES
ANO | MANHÃ | TARDE |
6º | Silvia Rainha e Célia Torini | Silvia Rainha |
7º | Norma de Melo | Silvia Rainha |
8º | Célia Torini e Juliane Reis | Silvia Rainha |
9º | Gilberto Leme | Ligia Castello |
UNIDADE TREMEMBÉ
ANO | MANHÃ | TARDE |
6º | Neide Scagliusi | Fátima Carvalho |
7º | Leila Costa | Fátima Carvalho |
8º | Leila Costa | Marcio Marcelino |
9º | Neide Scagliusi | Marcio Marcelino |
Infraestrutura
Este curso está disponível na Unidade Cataguases e Unidade Tremembé.