#CJSP / Notícias
/Contra às drogas e à violência

Contra às drogas e à violência

Verbus Comunicação - 29 de dezembro de 2023

Em formatura do Proerd, alunos demonstram as lições aprendidas pela Polícia Militar

Há quase duas décadas, o Colégio Jardim São Paulo possui uma parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) que permite aos alunos, dentro da escola, ter aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Nossos jardanenses do 5º ano do Ensino Fundamental são recebidos, durante dez aulas, por instrutores fardados e aprendem sobre os malefícios físicos, sociais e emocionais das drogas lícitas e ilícitas.

Para concluir o programa e demonstrar o que aprenderam, as turmas participaram da “formatura do Proerd”, tradicional cerimônia que, neste ano, ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de novembro em nosso Teatro Jardim São Paulo. Na presença dos pais, professores, convidados e membros da direção e coordenação, os formandos também comemoraram outra grande conquista: o término da primeira metade do Ensino Fundamental. Veja abaixo os principais momentos do evento.

 

Para dizer sim à vida

Um dos momentos mais emocionantes do encontro foram as leituras de redações sobre os ensinamentos do Proerd. Os redatores, como se fossem oradores das turmas, revelaram técnicas de como evitar e lidar com situações de pressão e tensão de falsos amigos como os quatro passos de tomada de decisão – defina, analise, atue e avalie. Estimular a autoestima e desmotivar a prática de bullying também foram assuntos abordados.

Como não poderia faltar em uma formatura, todos os estudantes receberam os certificados  simbólicos (canudos) das mãos das professoras e da cabo PM Rosemeire Dedino, instrutora de todas as nossas turmas do Proerd neste ano. Pais e mães policiais do Jardão puderam subir ao palco e, fardados, entregaram os diplomas aos filhos.

Durante a cerimônia, houve ainda uma homenagem à mãe jardanense e coronel PM Daniela Pollete Costa Pereira Merlin, membro da 1ª turma de formação de instruções do Proerd. A profissional foi participante da delegação de oficiais da Policia Militar que visitou os Estados Unidos, em 1992, para conhecer o Drugs, Abuse, Resistance and Education (Dare), programa criado pela polícia de Los Angeles que inspirou o Proerd brasileiro.

Além de recitar um juramento prometendo manter-se longe das drogas e da violência, os alunos homenagearam a instrutora Dedino com uma apresentação musical da canção É tão lindo. Eles também cantaram, junto com o leão mascote Daren, a famosa Canção do Proerd, cuja letra é a última revisão dos importantes ensinamentos aprendidos. Ao fim, as turmas interpretaram a canção Um mundo ideal especialmente para os pais.

 

Três décadas de Proerd

Neste ano, o Proerd completou trinta anos de existência. A celebração desse marco ocorreu no dia 8 de novembro, no auditório do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), organizado pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana 3 (CPA/M-3) da Região Norte de São Paulo.

O Jardão foi um dos convidados dessa solenidade especial. O evento teve a presença da diretora-pedagógica Maria de Fátima Lima de Carvalho, e coordenadoras do 4º e 5º anos EF Adirley Laurito e Solange Santos, além de professoras de turmas do 5º ano EF.

× WhatsApp
X