Visita a fazenda e fábrica revela a alunos do 8º ano a importância histórica e econômica da região
Um lugar com muitas fábricas, serras e fazendas. Foi nesse cenário que os alunos do 8º ano aprenderam sobre a importância histórica e econômica do Vale do Paraíba, na excursão do Estudo do Meio. Predominada pelos setores industrial e agropecuário, a região, localizada na divisa entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, teve diversos ciclos econômicos como a ascensão do café, no século 18, e a rápida industrialização, em 1940.
Chegando ao Vale, o primeiro local visitado foi a Estância Silvana, em Caçapava. Produtora de gado e pioneira na fabricação de leite para alérgicos, ela permitiu aos alunos acompanharem a fabricação leiteira e de laticínios, com direito a experimentar queijos e sorvetes artesanais.
Continuando com a degustação de guloseimas, a excursão dirigiu-se, ainda na mesma cidade, à fábrica da Nestlé. Inaugurada em 1971, a instalação é uma das 31 unidades industriais da empresa presentes no País, além de ser especializada na produção de chocolates, balas e confeitos. Dentro do edifício, os alunos assistiram a um vídeo sobre a história da companhia e conheceram sua linha de produção.
Agora eles já sabem: Aparecida, Caçapava, Jacareí, Pindamonhangaba, Roseira, São José dos Campos e Taubaté fazem parte do Vale do Paraíba.