Em uma live pelo YouTube do colégio, evento apresenta trabalhos de pesquisa e audiovisuais dos jardanenses
Medidas sanitárias em pandemias, novos rumos na política brasileira, relações entre os indivíduos e a tecnologia, resiliência e empatia … esses foram alguns dos temas atuais e pertinentes abordados pelos alunos no Jardim das Humanidades 2020.
A última edição do evento foi realizada na modalidade a distância, no dia 24 de novembro e transmitida via YouTube do colégio [saiba mais]. No total, mais de 500 pessoas, entre alunos, professores e pais, acompanharam o evento remotamente.
Anual, a mostra, organizada pelas disciplinas de Filosofia e Sociologia, é a conclusão de trabalhos textuais e audiovisuais elaborados pelos estudantes do Ensino Médio. O objetivo é motivar a busca pelo conhecimento, tornando o jovem jardanense protagonista de seus estudos.
Pesquisar e divulgar
A primeira parte do encontro online foi dedicada ao 10º Fórum de Sociologia e Filosofia. Todos os trabalhos foram orientados por professores do Jardão. Os participantes receberam certificados de conclusão (disponibilizados na secretaria do colégio). Os quatro melhores projetos foram apresentados pelos próprios pesquisadores durante o encontro virtual.
Os alunos Gustavo Martin Garcia e Luiza Dias Blumer trabalharam o tema sobre as pandemias e suas ações no artigo Ciência e Covid 19. Já Deborah Fugino, Livia Schmidt e Maria Eduarda Rissardo resgataram teorias de sociólogos e artistas para explicar A loucura e o abuso de poder.
Permanecendo nas análises da sociedade atual, Luca Andrada discorreu sobre as consequências psicológicas do uso da Internet e das redes sociais (Como a tecnologia pode desenvolver-se e nos influenciar). Raphael Antunes Ferraz encerrou as apresentações com sua reflexão sobre Os golpes da história brasileira.
Ao final de cada fala, os alunos também responderam a perguntas formuladas pelos docentes da escola. Cláudia Arneiro Gulielmino, Daniela Prisco e Edy Carla Rossi das disciplinas de Biologia, Atualidades e História foram as professoras convidadas neste ano.
Sétima arte no CJSP
A live também incluiu o 9º Festival de Cinema do Colégio Jardim São Paulo. Divididos em grupos, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio roteirizaram, dirigiram, produziram e editaram curtas-metragens.
Mesmo com as limitações da quarentena, os alunos inovaram nas produções cinematográficas, unindo a rotina diária em casa a dezenas de temas sociais, filosóficos e artísticos. Os participantes também competiram entre si em seis categorias [saiba mais abaixo]. Cada turma vencedora do festival teve o filme exibido no evento e foi premiada com uma medalha especial (também disponibilizada na secretaria).
Conheça abaixo os indicados às premiações e vencedores do Festival de Curtas de 2020:
Curtas-metragens
Melhor Trilha Sonora
Chega
Identifique-se
Prisão Emocional (Vencedor)
Melhor Edição
Mesmo barco
O limite do humor (Vencedor)
Reminiscência
Melhor Fotografia
Acorde
Chronos & Kairós (Vencedor)
Reflexos
Melhor Atuação
Confusamente (Vencedor)
Quarentenamente
Tons de Cinza e Vermelho
Melhor Roteiro
As faces do racismo
O caminho
O par perfeito (Vencedor)
Melhor Filme
A presença
Atípico
She (Vencedor)