#CJSP / Notícias
/Estudo do meio para o 7º ano do EF: arquitetura e história colonial

Estudo do meio para o 7º ano do EF: arquitetura e história colonial

Verbus Comunicação - 10 de junho de 2025

Alunos visitam locais históricos de Santos

Em mais uma excursão do Estudo do Meio [conheça outras atividades do projeto nas demais reportagens em nossa Aba ´Notícias´], as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental passaram um dia em Santos, um dos principais municípios litorâneos paulistas. Fundada em 1546, a cidade proporciona uma “viagem no tempo” em seus diversos museus e construções preservadas. Por meio desses locais, os estudantes entraram em contato com a cultura, sociedade e fatos importantes do início do período de colonização do Brasil.

Em uma caminhada pelo Centro Histórico de Santos, todos observaram e ouviram histórias sobre prédios e igrejas antigas. Também visitaram o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, situado na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente. Administrado pela Universidade de São Paulo (USP), o sítio arqueológico possui as mais antigas evidências físicas preservadas da colonização portuguesa em território brasileiro. Os alunos puderam observar paredes e muros centenários, além de aprender sobre a economia açucareira, as capitanias hereditárias e as viagens marítimas europeias do século 16.

No Monte Serrat, os jardanenses passearam em um bonde especial que verticalmente percorre 147 m de extensão de uma encosta íngreme. O elevado é parte importante da história santista, pois servia de abrigo à população quando a vila era invadida por piratas. No topo do monte, os estudantes conheceram o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, construído há mais de quatrocentos anos. Do monte podia-se ver uma deslumbrante imagem panorâmica da cidade e tirar muitas selfies.

Outra parada com belas paisagens foi no Emissário Submarino de Santos. Construído de frente para o mar, essa península artificial possui um dos maiores monumentos da artista plástica Tomie Ohtake, produzido para as comemorações do centenário da imigração japonesa, em 2008.

Vale lembrar que a viagem proporcionou bons momentos de convivência entre os estudantes.

Veja mais imagens logo abaixo.

× WhatsApp
X