Salesópolis, Santos e Fazenda Conceição são locais de grandes aprendizados para nossos alunos

Em nossa aba “Notícias” e nas redes sociais, publicamos matérias, fotos e vídeos sobre as excursões dos estudantes da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental [saiba mais], 2º e 3º anos [saiba mais] e 4º e 5º anos [saiba mais]. Hoje, chegou a vez de as turmas do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental revelarem seus novos conhecimentos aprendidos nos passeios do Jardão [veja os depoimentos dos próprios alunos nos vídeos]. Os grupos conheceram locais relevantes para aprender sobre o Estado de São Paulo e Brasil em diversos aspectos. Saiba mais logo abaixo.
A nascente do rio Tietê
Ele nasce limpo, pouco caudaloso e cercado pela Mata Atlântica. Esse foi o fato que os alunos do 6º ano puderam testemunhar sobre o rio Tietê em Salesópolis, munícipio a cerca de 100 km da cidade de São Paulo. No manancial preservado, todos conheceram a nascente do Tietê e aprenderam sobre seu percurso na geografia do Estado em mapas e maquetes.
Também não faltaram momentos de conscientização ambiental. Monitores especializados apontaram a importância da preservação da fauna e flora da região e os malefícios da poluição nos rios.

Os alunos ainda visitaram outros pontos do Tietê, incluindo a Usina Hidrelétrica de Salesópolis. Construído em 1911, o local abriga um museu sobre a história da produção de energia no Brasil e sua relação com o meio ambiente. Ao fim, os estudantes tomaram um saboroso caldo de cana próximo às margens do rio.
A história do café
Os estudantes do 7º ano descolocaram-se até o município de Jundiaí, interior de São Paulo, para visitar a Fazenda Conceição. O local também foi o destino dos alunos dos 4º e 5º anos. Com instalações históricas, a fazenda reúne diversos ensinamentos sobre a produção e história do café.

No palacete central do terreno, todos ouviram e leram sobre o período cafeeiro do século 19. Já dentro da antiga senzala, aprendeu-se sobre a escravidão e sua abolição. Os jardanenses também conheceram sobre os vários tipos de grão e semente de café, assim como técnicas de plantio e etapas de colheita e de processamento, tanto antigas como novas.
As paisagens de Santos
Descendo a Serra do Mar, as turmas do 8º ano passaram o dia em Santos, histórico município litorâneo paulista. Fundada em 1546, a cidade revela importantes histórias de nosso país, desde o período da colonização até as primeiras décadas do regime republicano.

Os alunos caminharam pelo centro histórico de Santos, conhecendo prédios e igrejas centenárias, além da Estação do Valongo, primeira parada ferroviária de São Paulo, aberta em 1867. Ainda na região, o grupo visitou o Museu do Café, local que abrigava a Bolsa Oficial de Café. Em pinturas, vitrais e objetos antigos, os visitantes aprenderam sobre a economia cafeeira dos séculos 19 e 20.

No Monte Serrat, os jardanenses passearam em um bonde especial que verticalmente percorre 242 m de extensão. Do topo do monte, todos puderam ver uma deslumbrante imagem panorâmica da cidade e tirar muitas selfs. Outro local instagramável para os estudantes foi o Emissário de Santos. Construído de frente para o mar, essa península artificial possui um dos maiores monumentos da artista plástica Tomie Ohtake, produzido para as comemorações do centenário da imigração japonesa em 2008.
Veja abaixo mais momentos dos passeios do Jardão.














































































































