#CJSP / Notícias
/Palestras exclusiva para pais jardanenses

Palestras exclusiva para pais jardanenses

Verbus Comunicação - 8 de outubro de 2019

Em dois encontros, psicólogos dão dicas de como educar dentro de casa

 

O Colégio Jardim São Paulo está cheio de novidades para os alunos. Algumas delas já começaram este ano como a adoção de tablets para o Ensino Médio [saiba mais] e outras serão aplicadas em 2020, como o programa bilíngue e o período estendido para a Educação Infantil [saiba mais]. Porém, as novidades também abrangem os pais: neste semestre, foram programadas duas palestras com psicólogos sobre como educar os filhos.

Os encontros, realizados no Teatro Jardim São Paulo, tiveram como público-alvo, principalmente, familiares e responsáveis de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Karina Fukumitsu: tsurus, pés descalços e acolhimento da vida

Em sua segunda visita ao CJSP neste ano [saiba mais], a psicóloga e psicoterapeuta Karina Okajima Fukumitsu ministrou a palestra Processos autodestrutivos na infância e adolescência. Especialista em suicídio e luto, ela é, atualmente, coordenadora de pós-graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), além de autora de diversos livros sobre o tema.

Misturando experiências pessoais, contos orientais e histórias de seus pacientes, Karina falou sobre a prevenção ao suicídio infantil, revelando os principais sinais de alerta e as atitudes que devem ser adotadas pelos pais. A psicóloga também refletiu sobre as interações familiares e a importância na percepção de que os filhos “não são uma simples repetição de nós, mas, sim, indivíduos com gostos, escolhas e vivências pessoais diferentes”.

O encontro também foi recheado de simbologias. Além de palestrar de pés descalços — cumprindo uma promessa feita após receber o diagnóstico de uma grave doença — a visitante conversou com a plateia e entregou a todos um origami de tsuru, famosa ave japonesa que representa saúde, longevidade e felicidade.

Tiago Tamborini: guia antipânico, século 21 e a nova geração

A educação dos alunos dentro de casa também foi tema da palestra do psicólogo e educador Tiago Tamborini. Autor do livro Como educar no século XXI? O guia antipânico para pais e mães, o convidado é pós-graduado pela USP em psicologia educacional e atendimento de crianças e adolescentes, além de ser especialista em orientação profissional.

Seu tema envolveu os efeitos das novas tecnologias na cabeça dos jovens. Citando o uso de celulares, jogos eletrônicos e redes sociais, Tiago analisou esse novo universo digital, rodeado de consumo e formas de comunicação recém-criadas. Nesse tema, ele destacou a importância de os responsáveis supervisionarem as atividades dos filhos na Internet, ao invés de simplesmente proibi-los de navegar.

Utilizando-se de histórias reais e bom humor, o especialista também descreveu a educação infantil como um meio-termo entre impor limites essenciais e oferecer liberdade com responsabilidade. “Nós evoluímos muito em relação àquilo feito antigamente. Hoje, dialogamos e fornecemos mais afeto aos filhos. Porém, ainda precisamos nos adaptar com os novos paradigmas”, frisou o palestrante.

Veja a palestra na íntegra em nossa página do facebook

× WhatsApp
X