#CJSP / Notícias
/Os primeiros passos em nossa Morada Querida

Os primeiros passos em nossa Morada Querida

Verbus Comunicação - 2 de maio de 2019

Professoras do Minimaternal revelam os 5 pilares para uma boa adaptação escolar

 

A adaptação escolar é o período em que a criança e seus familiares passam a criar relações afetivas com a instituição, conhecem o novo espaço e tornam-se familiarizadas e pertencentes a ele. Mas como é realizado esse período de acolhimento?

Buscando responder a essa pergunta para os novos pais jardanenses, professoras do Minimaternal explicam, em cinco vídeos [veja mais logo abaixo], o cuidado, carinho e aprendizado oferecidos pelo CJSP aos seus novos estudantes nos primeiros meses de aula de 2019.

Abordando diversos temas, as prôs confirmam a importância da educação nos primeiros anos de vida e falam das atividades realizadas para tornar esse processo de adaptação o mais proveitoso possível.

 

Começando no Jardão

O primeiro contato com o ambiente escolar é normalmente um marco na vida de qualquer pessoa. Por isso, o CJSP possui um trabalho especial no acolhimento dos pequenos. Como esclarece a professora Paula Chiara, essa prática busca “estabelecer um vínculo entre aluno e educadora que se estende aos pais e demais responsáveis, os quais passam a conhecer, na prática, toda a estrutura da escola e de seu quadro de profissionais. Assim, cria-se uma sinergia entre escola, aluno e família”.

 

Com carinho

Um trabalho humanizado com muito carinho e amor. Essa é a diretriz básica de todas as professoras da Educação Infantil. No Minimaternal, o cuidado com os alunos é minucioso e envolve desde a importância de segurar no corrimão das escadas para descer ou subir até a atenção durante a troca de fraldas. Segundo a professora Camila Lorençon de Abreu, “ao chegar ao colégio, a criança já é recebida com carinho e respeito para ela se sentir acolhida e segura, fazendo parte do novo espaço”.

 

Planejamento diário

Todo jardanense aprende desde pequeno a relevância da rotina em sua vida. Na Educação Infantil, as atividades desenvolvidas ao longo do dia são planejadas previamente pelas educadoras juntamente com nossos aluninhos, como mostra a professora Daniela Andrade Santana no vídeo acima. Escolher e estabelecer uma rotina é importante e necessário para o desenvolvimento da independência e autonomia infantil.

 

Conhecendo o outro

A interação social é outro ensinamento importante na estratégia pedagógica do Minimaternal. “Nós promovemos atividades em grupo, fazendo as crianças perceberem a importância do outro em relação a si mesmas”, exemplifica a prô Raquel Bandini Menezes. Ela também ressalta o ambiente interacional da escola, o qual possibilita segurança e acolhimento a cada criança.

 

Educando com brincadeiras

“A brincadeira é uma atividade prazerosa e necessária. Ela possibilita encenações, faz de conta, descobertas, resolução de problemas e auxilia na aprendizagem”, afirma a prô Rúbia Gabriela Rebelato de Moura. Em seu depoimento, a educadora apresenta a relevância dos jogos no aprendizado dos pequenos jardanenses.

× WhatsApp
X