#CJSP / Notícias
/Os mestres da palavra

Os mestres da palavra

Colégio Jardim São Paulo - 8 de novembro de 2018

Em uma noite poética, o Jardão realiza seu sarau com muita música, dança e poemas

A comunidade jardanense lotou o Teatro Jardim São Paulo no dia 28 de setembro. Dessa vez, o objetivo era ouvir e recitar poesias. Considerado um dos eventos mais tradicionais do colégio, o Sarau encantou pais e alunos em uma noite recheada de música, dança e declamação de poemas.

 

Os dezesseis artistas

O evento começou com a exibição de um vídeo com fotos e informações sobre as edições passadas do Sarau. Essas noites dedicadas às palavras são organizadas pelas professoras de Língua Portuguesa desde 1996, mas a produção de poesias é uma prática estimulada pelo colégio desde sua fundação, sendo um dos pilares da produção artística dos alunos.

Neste ano, foram escolhidos dezesseis estudantes para subirem ao palco e falarem seus poemas. Participaram jardanenses do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. Como o tema principal do evento foi a comemoração dos 70 anos do Jardão, a maioria das obras dialogou sobre a vida estudantil e o amor pela “morada querida”, como é carinhosamente chamado o colégio. Os “mestres da palavra” dedicaram-se de corpo e alma às suas declamações, transportando por meio da voz os sentimentos colocados nos textos.

Júri

Competindo entre si, os alunos também foram avaliados por um júri de especialistas. A banca foi composta por Rodrigo Arantes do Amaral (roteirista de novelas da Rede Globo), Diogo Fernando (professor e especialista em alfabetização e gramática), Terezinha Costa Hashimoto Bertin (professora universitária e autora de livros didáticos) e Simone Tortato (ex-aluna, jornalista e apresentadora do programa Conheça São Paulo, da Tv Gazeta).

Os prêmios foram divididos em três categorias: melhor poesia pelo júri popular (avaliada pelo número de likes de cada texto recebido na página oficial do Jardão no Facebook), melhor poesia do Ensino Fundamental e melhor poesia do Ensino Médio. Como nos dois últimos houve empate, cinco estudantes foram premiados.

Dança, música e emoções

O espetáculo também teve apresentações musicais e participações especiais. Para comemorar o aniversário do “setentão”, alunos dos 6º e 7º anos da unidade Tremembé vestiram uma réplica do primeiro uniforme da escola — com suas vintages boinas, gravatas e suspensórios cor de vinho — e cantaram a marchinha O coreto, escrita pelo fundador do colégio, professor Paulo Meinberg.

Comprovando que a poesia pode ir além das letras, a estudante e bailarina Lorena Momille dançou e expôs suas emoções por meio de gestos e movimentos. Música também não faltou no Sarau deste ano. A cantora e convidada especial Tânia Maya interpretou várias canções como Era uma vez, de Kell Smith, e Amei te ver, de Tiago Iorc, além do hino do colégio, outra composição do professor Paulo Meinberg.

Alunos da 2ª série do Ensino Médio da unidade Cataguases também subiram ao palco para cantar a música Do lado de cá (Chimarruts) e, para demonstrar a saudade que o colégio deixará na vida de cada um deles, os jardanenses da 3ª série do Ensino Médio, também da unidade Cataguases (período da tarde), tocaram a canção Cedo ou tarde (NX Zero). Durante as apresentações, o público emocionou-se, cantou junto, bateu palmas e ligou as luzes dos celulares, transformando o teatro em um céu cheio de estrelas.

Participantes e ganhadores

Unidade Cataguases

Artur de Santiago Camolese (3ª B) e Beatriz Santana dos Santos Silva (1ª A) — Melhor Poesia do Ensino Médio

Arthur Gagliardi Saldys (3ª C)

Gabriel Varela Roman (6º D)

Gabriela Carneiro Farto de Barros – 9ºH

Giovanna Portezan Sacilotto (2ª E)

Larissa Gianella Figueiredo (6ºE)

Leonardo Urbinati Nogueira (2ª C)

Luana Diniz Teixeira (9º F)

Nicholas Zenzano Rodante (1ª A)

Unidade Tremembé

Fernanda Escobar Stefanoni (3ª C) — Melhor Poesia pelo Júri Popular

Luisa Andrade Machado (6º C) e Mariana Bonato Machado Lima (7º E) — Melhor Poesia do Ensino Fundamental

Melissa Salgueiro Romero (1ª B)

Natan Pezati Michneves (3ª A)

Renata Leite Leandro (3ª B)

× WhatsApp
X