#CJSP / Notícias
/Atividades Extracurriculares – Quais são as opções disponíveis para o seu filho?

Atividades Extracurriculares – Quais são as opções disponíveis para o seu filho?

DDWB - Comunicação - 12 de setembro de 2019

Cuidar da formação de uma criança não se limita apenas a assegurar que ela tenha um bom desempenho nas atividades curriculares. Pelo contrário, é cada vez mais importante que pais e escolas ofereçam aos jovens boas oportunidades para se envolver com atividades extracurriculares, que permitem o desenvolvimento de uma gama mais ampla de conhecimentos e habilidades.

Existem inúmeras opções de atividades extracurriculares que seu filho pode experimentar. Nesse artigo, vamos ressaltar as principais vantagens de incluir esse tipo de atividade na rotina de uma criança e, em seguida, destacaremos algumas escolhas.

Vantagens da prática de atividades extracurriculares

Entre as muitas vantagens da prática de atividades extracurriculares, três merecem destaque. São elas: o desenvolvimento de competências, a autodescoberta e a sociabilização infantil. 

  1. Desenvolvimento de competências

Nas atividades extracurriculares, a criança pode colocar em prática alguns conhecimentos que, em sala de aula, ele aprendeu na teoria. E a prática ajuda a internalizar esses conhecimentos, de maneira que o desempenho geral do aluno tende a melhorar. Além disso, essas atividades exigem do seu filho habilidades que ele pode não ter a chance de exercitar regularmente dentro da sala de aula.

  1. Autodescoberta

Nesses tipos de atividades, o jovem pode entender melhor seu perfil, reconhecer seus interesses, desenvolver um propósito pessoal e criar uma visão para o próprio futuro. Esse processo faz com que decisões importantes sejam menos assustadoras. Por exemplo, na hora de escolher qual curso prestar no vestibular, seu filho enfrentará menos estresse do que alguém que nunca explorou diferentes atividades.

  1. Sociabilização infantil

A sociabilização infantil é essencial para que a criança tenha uma vida pessoal e profissional plena na fase adulta. Atividades extracurriculares são o momento perfeito para que ele interaja de maneira mais livre com outras crianças e aprenda a importância de empatia, colaboração, resolução pacífica de conflitos, entre outros.

Algumas atividades extracurriculares

Agora que as vantagens das atividades extracurriculares estão mais claras, vamos apresentar algumas opções para o seu filho, destacando os méritos de cada uma. 

Ballet

O ballet estimula o gosto por cultura clássica, aprimora o foco e concentração, desenvolve a confiança e traz benefícios para a saúde física. Vale a pena recordar que o ballet não é uma “coisa de menina”; as famílias que incentivam seus filhos a praticar essa atividade extracurricular estão passando uma importante mensagem sobre seus valores de igualdade de gêneros.

Coral

Assim como o ballet, o coral também ajuda a desenvolver a confiança. Outra vantagem importante é que a criança aprende a respeitar o papel de cada um em uma atividade coletiva. Ele nem sempre vai ser o solista da apresentação, mas isso não significa que sua colaboração seja menos relevante para a performance. 

Idiomas

Aprender idiomas é uma importante vantagem para o currículo, mas não se resume a isso. Quem tem contato com diferentes línguas também desenvolve uma visão mais ampla e crítica de culturas diferentes da sua. 

Robótica

Nas aulas de robótica, a criança aprende a solucionar desafios e problemas de maneira criativa, desenvolvendo um pensamento voltado para a inovação. Ele também passa a encarar a tecnologia de um ponto de vista prático, entendendo seu potencial, suas limitações, suas armadilhas e as oportunidades que ela abre. Em um mundo que atravessa uma verdadeira revolução digital, essa é uma competência essencial. 

Teatro

Assim como em outras atividades extracurriculares de caráter artístico, perder a timidez é um importante benefício do teatro. Ao mesmo tempo, uma vantagem mais sútil, porém extremamente relevante, é que a criança desenvolve a capacidade de observar as pessoas a sua volta para reconhecer sinais de suas intenções e reagir de acordo, ou seja, a capacidade de uma comunicação que ultrapassa o nível verbal. Em situações de negociação, por exemplo, isso faz toda a diferença. 

Instrumentos musicais

Aulas de instrumentos musicais, como violão e guitarra, ensinam bem mais do que tocar músicas. De fato, o grande benefício para seu filho é desenvolver a paciência, já que ele não vai sair no primeiro dia como um grande músico. A criança entende que precisa valorizar o progresso, em vez dos resultados imediatos. 

Neste artigo, você viu que atividades extracurriculares são indispensáveis para o pleno desenvolvimento do seu filho em direção ao seu potencial, e descobriu algumas opções. A mensagem final é que a educação é um processo que vai muito além da sala de aula, ultrapassando diversas barreiras! 

× WhatsApp
X