IR PARA HOME
Acessar Webmail
Pesquisar
ALUNO ON-LINE

A História

História
História do Colégio



Em meados dos anos quarenta, seis jovens educadores (todos irmãos), vindos de Três Pontas, sul de Minas Gerais, põem em prática um antigo projeto familiar. Com muita garra e determinação, nasce na Zona Norte da Capital o então Externato Jardim São Paulo – nome dado em homenagem ao bairro.

Nesse período, com uma proposta pedagógica séria e qualificada, o olhar atento e cuidadoso ao ainda restrito grupo de estudantes matriculados já delineia o perfil e a filosofia educacional de nossa Instituição de Ensino. Ao fim do primeiro ano de existência, o Colégio possui cerca de 60 alunos. O bom desempenho apresentado por eles na disputa de vagas para o antigo curso ginasial das escolas estaduais vai, gradativamente, dando visibilidade à Instituição.

O Prof. Paulo Meinberg e sua esposa, Profª Christina Milano Meinberg, assumem, nessa fase, a Direção integral da Escola. Seus irmãos optam por seguir diferentes projetos profissionais (áreas de Direito e Ensino Público entre outros).

História do Colégio

Com o passar do tempo, as dificuldades iniciais vão sendo superadas e a estrutura física ampliada. A Escola cresce a passos largos. Suas propostas educacional e de formação humana tornam-se reconhecidas pela comunidade local.

Em 1966, com a abertura do curso ginasial, a instituição de ensino ganha um novo nome: Ginásio Jardim São Paulo. Destaca-se, nessa fase, a excelente relação escola-comunidade e a valorização do esporte e da música, como elementos indispensáveis à formação humana.

O atual nome Colégio Jardim São Paulo – Unidade Cataguases – vem com a abertura do curso Colegial em 1970. Aliás, a década de setenta também é marcada por expressivos feitos nas áreas esportiva e artística. Nesse período, o Colégio sagra-se tricampeão das Olimpíadas da Cidade de São Paulo. O símbolo atual, que representa a nossa Escola, foi criado por ideia e iniciativa dos nossos alunos participantes dessa memorável conquista.

Na construção dessa trajetória educacional, surge, em 1987, a Unidade Cantareira, próxima da Serra da Cantareira. Nessa Unidade, que atende da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos podem usufruir de uma área de 25 mil m2, rodeada de muito verde.

Com o êxito e o crescimento da Unidade Cantareira, nasce, em 2004, a Unidade Tremembé, terceira unidade do Colégio Jardim São Paulo, recebendo estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3º série do Ensino Médio. Tudo isso, também, em um amplo espaço com muito verde e contato com a natureza.

Coroando esse meio século dedicado à educação, surge a Faculdade Cantareira em 1998. Esse novo desafio perpetua uma longa caminhada repleta de realizações e sucessos. Aliando ensino qualificado, infraestrutura moderna e recursos laboratoriais avançados, a Faculdade Cantareira visa à formação profissional de seus alunos para o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Atualmente, em um contexto que engloba cerca de 5 mil estudantes, da Educação Infantil aos cursos de Lato Sensu, uma grande equipe de profissionais trabalha com foco na construção do conhecimento, aliando importantes recursos tecnológicos. Esse trabalho, voltado à preparação dos jovens para o futuro e para a vida prática, tem, no entanto, suas bases fincadas no cuidado, no amor, na excelência e no respeito à formação do educando, valores cultivados desde a criação desta Instituição.

Copyright © 2012 | Todos os direitos reservados